quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

FUTEBOL DE SÃO JOSÉ NA IMPRENSA

JORNAL HORA DE SC  29.12.2010
JORNALISTA   SÂMIA FRANTZ


























Clique nas imagens para ampliar as fotos !!






Futebol  |  29/12/2010 10h30min

Estádios de futebol de São José continuam sem iluminação

Vereadores foram contra o projeto que implantava as luminárias nos campos

Sâmia Frantz  |  samia.frantz@horasc.com.br
  Se depender dos vereadores de São José, os campos de futebol da cidade continuarão sem iluminação pública no próximo ano. O significado disso? Os jogos da Liga Josefense só poderão ocorrer aos fins de semana, para tristeza de jogadores e dirigentes.

O futebol amador de São José vai continuar no escuro em 2011. Isso porque os vereadores vetaram, na semana passada, o projeto que previa a iluminação pública dos campos da cidade: por oito votos a cinco, a iniciativa foi rejeitada, deixando indignados atletas e dirigentes.


Com a decisão, os jogos locais de uma das maiores ligas de Santa Catarina continuam a ocorrer somente nos fins de semana. O desejo de realizar partidas ao longo da semana – como nas quartas ou quintas-feiras à noite –, mais uma vez, foi adiado.

– Em 2010, fomos um dos primeiros a começar o campeonato municipal e um dos últimos a terminar. Tudo porque não conseguimos adiantar as partidas para o meio da semana. Jogos noturnos são inviáveis aqui na cidade – lamenta o presidente da Liga Josefense de Futebol, Orivaldo Leal.
 
Gastos a mais com aluguel

Ele também lamenta os gastos que os clubes de São José precisam ter com o aluguel de campos de outras cidades, quando são obrigados a promover partidas à noite nos jogos regionais: além de pagar uma taxa, os times locais ainda jogam na casa do próprio adversário. Após ser rejeitado pela Câmara, o projeto, agora, será arquivado. Porém, no próximo ano, o prefeito Djalma Berger (PSB) deverá fazer ajustes no textos para, ainda no início do ano, reenviar o projeto aos vereadores.

 
O projeto X a polêmica

O projeto, encaminhado à Câmara em caráter de urgência, pedia autorização para utilizar os recursos da Contribuição para Custeio para Iluminação Pública (Cosip) para iluminar os campos de futebol e demais quadras polivantes. De um lado, os vereadores que o vetaram afirmam não estar de acordo com a maneira como o projeto foi escrito, por dois motivos.


Primeiro, pelo fato do texto ser muito amplo e não especificar quais campos seriam beneficiados: poderia ser qualquer um, não necessariamente os que recebem jogos do campeonato local. Segundo, por destinar recursos da Cosip para tal iniciativa.

– Não somos contra a iluminação nos campos, e sim contra desviar a taxa da Cosip para isso. O ideal era ter uma audiência pública para ver se as pessoas concordam com isso – explica o presidente da Câmara, Amauri da Silva, o Amauri dos Projetos (PTB), que votou contra.

A reportagem da Hora também tentou contato com o vereador Orvino Coelho de Ávila (PP), que era procurador do município quando o projeto foi enviado à Câmara.
 
Mudou de opinião?

Na época, ele deu parecer favorável ao encaminhamento do projeto, mas, na semana passada, votou contra o texto que ele mesmo havia aprovado.

 
"Dinheiro está aí para ser aproveitado"

De outro lado, o prefeito Djalma diz não entender a posição dos vereadores e os acusa de desconhecer o verdadeiro destino da Cosip. Segundo ele, o simples fato de um campo de futebol ter acesso público já justifica o destino da taxa para o pagamento de sua iluminação. De nada isso irá afetar a manutenção da iluminação pública da cidade e, muito menos, haverá aumento para os moradores.


– Usar a Cosip para pagar a iluminação de um campo de futebol não muda em nada na vida de ninguém. A taxa é fixa e é um tributo que está disponível justamente para este tipo de uso. Então, se temos um recurso disponível, temos demanda e temos interesse da população, então este dinheiro está aí para ser aproveitado – afirma o prefeito Djalma.


Comentários

Maurício G. Pedro  - 

29/12/2010 14:50
 Depois ficam falando que o nosso presfeito não faz nada pelo futebol amador de nossa cidade, isto é uma vergonha, isto é interesse político, pois não rende nada aos bolsos daqueles que não tem interesse pelo esporte, por isso que esta cidade está cada vez mais violenta, pois não há iniciativa de quem deveria ter, pois esta idéia de nosso prefeito, vem de encontro a tudo aquilo que o nosso futebol amador tráz e trará no futuro em pról de nossa comunidade. Com o futebol amador a nossa cidade tem possibilidade tirar muitos jovens do meio das drogas e violência que assolam nossa cidade e nosso país. Portanto senhores vereadores, numa próxima oportunidade reflitam sobre isso. Maurício AD Vitória

Marcelo de Ávilas  - 

29/12/2010 12:09 
O prefeito Djalma tem demonstrado competência e preocupação com a população de São José. Estou surpreendido com seu trabalho. Parabéns. http://www.avilas.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Foi um gol contra desses oitos vereadores. Estavamos bem encaminhado para o proximo ano, com o Pref. nos ajudando como nunca esteve, aliás parabéns ao Prefeito Djama Berger pelo apoio, e pela presença em vários jogos do campeonato. E agora vem esses oitos vereadores e nos dão um banho de agua fria. As próximas eleições chegarão, e vai ser a hora da nossa replica, e desa vez não tera treplica como geralmente tem nos debates politicos, onde eles prometem mundos e fundos, e nos sabemos o que acontece com as promessas.

Abraço a todos!

Márcio Luz - Téc. ARDC Palmeiras